Missão
- “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo na sociedade em rede”. Isto é, um
- novo paradigma da tecnologia da informação
- nova economia
- nova cultura: a virtualidade real
- sociedade organizada em redes
- questão da identidade
- A Pastoral da Comunicação testemunha e anuncia o Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional e consolidando a missão da Igreja por meio da cultura da comunicaçã
- É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos de comunicação” (doc. 75 – Igreja e Comunicação - CNBB)
- A Pastoral da Comunicação é o organismo que deve desenvolver sua missão na cultura da comunicação pela divulgação da mensagem de Cristo, proclamando a partir dos telhados (cf MT. 10, 27; Lc 12,3) a mensagem da qual é depositária.
- “Não é suficiente ter um plano de pastoral da comunicação, mas é necessário que a comunicação faça parte integrante de todos os planos pastorais, visto que a comunicação tem, de fato, uma contribuição a dar a qualquer outro apostolado, ministério ou programa”. (Aetatis Novae, 17)
- “Desenvolver a espiritualidade do comunicador cristão que se fundamenta no exemplo de Jesus Cristo que, ao optar por um processo inculturado e dialógico de comunicação, possibilitava ao povo que O ouvia, e com Ele convivia, a inefável ventura de rever a comunicação de Deus Pai, fonte de toda verdade, amor, perdão e comunhão, como também a descoberta de Deus no mundo e a criação, da consciência crítica junto aos receptores de sua mensagem.” (Doc. 59 CNBB p.8)
“Com ajuda de todos e criatividade, conseguiremos muito mais”